Imprimir

Purus - Biotrakto Tratamento Biológico de Resíduos ltda

purus

Empresa desenvolveu com sucesso seu processo “Biorremediação off-site/ Tratamento biológico de solos contaminados com hidrcarbonetos de petroleo”.

Inovação Tecnológica

A empresa realiza a descontaminação de solos e borras contaminados por combustíveis ou outros derivados de petróleo.

O tratamento é baseado na estimulação de processos naturais com adição de micro-organismos nativos multiplicados em laboratório. O resultado é um solo apto para ser reutilizado.

Este é um processo inovador, pois, até então, estes resíduos eram encaminhados a aterros industriais, sem passar por qualquer tipo de tratamento.

No RS, o órgão ambiental ao perceber que o envio destes materiais para aterros industriais era inadequado por, muitas vezes, serem agentes causadores de incêndios, proibiu a prática, sendo que agora só há no RS uma opção de destino final para solos e borras contaminadas por derivados de petróleo: o tratamento biológico, como o feito pela PURUS. A outra opção possível, conforme o órgão ambiental, é o envio para fora do Estado para ser disposto em aterros ou outros destinos, de custo proibitivo.

A PURUS utiliza tecnologia inovadora desenvolvida em universidade do RS com apoio financeiro de instituições de fomento à pesquisa. Sua Estação de Tratamento está localizada no IEITEC, instituição fundamental no desenvolvimento da empresa. Atualmente a PURUS conta com o apoio da FINEP, do CNPq e do Programa INOVA RS, além de uma equipe de profissionais que se dedicam a desenvolver tecnologias de saneamento ambiental acessível.

A descontaminação por biorremediação, ao contrário da disposição em aterros de resíduos industriais, elimina qualquer possível impacto ao meio ambiente, acabando com o risco do passivo ambiental. Além disso, a biorremediação é a maneira mais harmoniosa de descontaminar resíduos, uma vez que seu processo não gera nenhum efluente.

website: www.purus.com.br