Construções Elétricas Ltda

Empresa incubada com seu segmento de P&D&I de seu produto “Geradores eolicos de pequeno porte, para fazendas e condominios, com inversor incorporado”.

O dia 02.04.1952 é o marco inicial de fundação da CEL, conhecida na época somente por sua designação inicial de " CONSTRUÇÕES ELÉTRICAS LTDA ".


No ano de 1966 a empresa adquiriu uma área de 20.546 m2 junto a Chácara do Boqueirão, hoje conhecida como Vila Igara e Vila Rosa, na cidade de Canoas. No final deste ano, e no início do ano de 1967, passa a ser construído o que hoje é o prédio da empresa. Inicialmente são 1.700 m2, após ampliados para cerca de 4.000 m2 de área construída. No terreno da empresa, nesta época, existem apenas alguns eucaliptos e uma terra muito vermelha, passa a ocorrer uma radical transformação na vegetação da área, que hoje constituí-se na mais vistosa área verde no centro das Vilas Igara e Rosa.


As linhas de motores são ampliadas, direcionando-se o seu foco para o segmento de motores para refrigeração, circulação e exaustão, são criadas novas linhas de moto esmeris, politrizes, ventoinhas, faroletes industriais são fabricados para máquinas de costura e industriais. No início dos anos 70 surgem os primeiros ventiladores, até então a empresa fabricava somente motores para equipamentos de terceiros.