Notícias

Ieitec Cientec 8Termo de cooperação tecnológica beneficiará empresas

Canoas/RS – O Instituto Empresarial de Incubação e Inovação Tecnológica (IEITEC) e a Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec) firmaram um termo de cooperação técnica durante encontro realizado no início de outubro, em Canoas, reunindo as diretorias das duas instituições. O termo de cooperação tecnológica permite que o IEITEC e o Cientec possam fortalecer e qualificar o trabalho desenvolvido na área da incubação no Rio Grande do Sul.

A troca de experiência acontecerá especialmente na área de cursos, treinamento e consultoria, que ficarão sob responsabilidade do IEITEC, quanto a Cientec disponibilizará ensaios, análises e consultoria. O documento foi assinado pelos presidentes do IEITEC, Rosângela Alves, da Cientec, Daiçon Maciel da Silva, e do Sindicato das Indústrias Metal Mecânicas e Eletroeletrônicas de Canoas e de Nova Santa Rita (Simecan), Roberto Machemer.

Daiçon Silva destacou necessidade de renovar e reforçar a Incubadora Tecnológica Cientec, que atua desde 1999 com o propósito de estimular a inovação e promover a integração com o setor produtivo local. “As incubadoras tecnológicas devem perseguir o objetivo de garantir o sucesso do incubado depois de graduado, no mercado de trabalho”, disse. A presidente do IEITEC lembrou que a Incubadora da Cientec foi precursora e serviu de modelo na criação do IEITEC. Por isto, acredita na importância de agregar o trabalho das duas instituições para a maior qualificação dos incubados. “Esse convênio fortifica-nos tanto para a participação em editais para a construção de laboratórios como para a aquisição de máquinas e equipamentos. As empresas que necessitarem utilizar os laboratórios e os ensaios da Cientec terão a estrutura à sua disposição, mediante agendamento prévio”, explicou Rosângela.

O presidente do Simecan, por sua vez, ressaltou a importância do convênio. “A expertise das duas instituições poderá, agora, ser difundida em favor da inovação, unindo esforços e demais recursos necessários”, afirmou Machemer. Também estiveram presentes à assinatura o vice-presidente do Simecan, Werner Spieweck, e vários representantes da Cientec: o diretor executivo Marc Richter, os superintendentes Anderson Fraga dos Santos (Administração) e Rodrigo Saraiva (Produção), a consultora jurídica Eugenia Sokolovicz, o coordenador do Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológica, Paulo José Gallas, o consultor técnico José Aloisio Kunzler, os gerentes Dilton Bolzoni (ITCientec) e Itamar de Freitas (Recursos Humanos e Organização ), além da gerente do IEITEC, Daniela Lima.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pelo telefone (51) 2118-0900.

De Zotti – Assessoria de Imprensa, com informações de Viviani Silveira, Assessora de Comunicação Social da Cientec