Instituto Empresarial de Incubação e Inovação Tecnológica

NOTÍCIAS

IEITEC DIVULGA SUCESSO EM CASE DE INOVAÇÃO ABERTA DE INDÚSTRIA 4.0 PARA 4 EMPRESAS DA REGIÃO

Validada a POC da solução vencedora do desafio hackintec para as empresas âncoras EXATRON, NOVUS, GLOBUS e FKS.

Na última sexta-feira, dia 16 de setembro de 2022, representantes do IEITEC-Instituto de Inovação Tecnológica de Canoas, das indústrias do segmento eletrônico EXATRON, NOVUS, GLOBUS, FKS e da startup Inflection Softworks, reuniram-se na empresa Exatron para comemorar os resultados do sucesso da validação da POC (Prova de Conceito) da solução desenvolvida a partir do Hackintec, um Hackathon orientado para desafio de indústria 4.0, com objetivo de usar tecnologias portadoras de futuro para solucionar problemas de inspeção de qualidade nas indústrias.

Cada empresa âncora investiu R$ 20.000,00 totalizando um prêmio de R$ 80.000,00 para a equipe vencedora desenvolver a POC da solução.

A solução:

Utilizando o background técnico da Inflection, através de técnicas da indústria de games e do conhecimento da equipe em processos de inspeção na indústria, foi desenvolvido um sistema de suporte ao processo de inspeção de componentes, utilizando sistemas de reconhecimento por imagem e software para comparação com técnicas de processamento. A solução é composta pelo equipamento de inspeção, com câmera, computador e interface para o usuário operar o software desenvolvido.

Segundo Eduardo Basso, co-fundador da startup Inflection, “o Hackintec foi uma excelente oportunidade para nossa startup, um verdadeiro case de inovação aberta na essência, com todas as empresas participando ativamente do processo de construção da solução. Com a entrega da solução final e o feedback extremamente positivo das empresas âncoras, nos sentimos prontos para evoluir esse protótipo para um produto final e colocá-lo no mercado. Agradecemos muito a oportunidade promovida pela IEITEC e a colaboração das empresas!”

Rosângela Alves presidente do IEITEC também prestigiou o momento e destacou: “O resultado positivo só foi possível porque pessoas acreditaram e se envolveram com o mesmo propósito, desde a equipe do IEITEC na elaboração e execução do hackintec, aos CEOs e equipes das quatro empresas âncoras que apostaram no desenvolvimento da POC e ao comprometimento, competência e dedicação da equipe vencedora.”

O CEO da Exatron e anfitrião do almoço comemorativo, Regis Haubert parabenizou a todos os envolvidos, e ressaltou que a POC (prova de conceito) resultou num protótipo funcional validado pelas 4 empresas, e agora o produto voltado ao mercado está sendo finalizado.

O Hackintec foi realizado pelo IEITEC com o patrocínio do BRDE e SEBRAE, com apoio da Comunidade RS, REDE RS 4.0 e SIMECAN, e das empresas âncoras EXATRON, NOVUS, GLOBUS e FKS.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

SOBRE A IEITEC

IEITEC – Instituto Empresarial de Incubação e Inovação Tecnológica, é uma instituição privada sem fins lucrativos, com sede em Canoas/RS, fundada em 1989, com a finalidade de realizar atividades de pesquisa básica e aplicada de caráter científico, tecnológico e de inovação, visando atender demandas de PD&I das Indústrias e empresas da região, contribuindo no desenvolvimento de novos produtos e processos inovadores.

CONTATO

Tel: +55 51 2118.0900
Fax: +55 51 2118.0905

Endereço:
Av. Antônio Frederico Ozanan, 2019
Brigadeira, Canoas/RS

© 2020 IEITEC – Instituto Empresarial de Incubação e Inovação Tecnológica | Desenvolvido por DPedroso